Memória: Pe. Mário de Nossa Senhora da Civita.
22/11/2021

Autor: Cl. Cleyton Torres,CP

Nosso querido Pe. Mário (Ornélio Petrillo) nasceu no dia 13 de maio de 1936 em Itri (Itália), filho de Antônio e Filomena Dragonetti. Ainda criança frequentava o convento Passionista de sua cidade natal e no dia 27 de outubro de 1949 ingressou no seminário menor da Província de Nossa Senhora das Dores, chamada de ‘Escola Apostólica’ de Calvi Risorta. Em 12 de setembro de 1953 ingressou no noviciado de Falvaterra e fez seus primeiros votos no dia 29 de setembro de 1954. Cursou Filosofia no ‘Liceo Classico’ de Ceccano e Teologia na comunidade de Nápoles, onde foi ordenado em 1962. Após sua ordenação foi designado para o seminário de Calvi Risorta onde lecionou o Francês.

Pe. Mário chegou ao Brasil no dia 13 de novembro de 1965. No início de 1966 assumiu a direção do seminário menor de Jardim América, do antigo Vicariato Nossa Senhora da Vitória, colaborando na formação de 24 jovens. Em seguida foi transferido para a comunidade de São Silvano. Em 1995 Pe. Mário viaja para o Canadá,
a fim de cuidar de seus pais idosos e retorna ao Brasil no dia 16 de janeiro de 2003. Continuou trabalhando nas comunidades de Jardim América, São Silvano e por fim em nossa comunidade São Gabriel de Nossa Senhora das Dores no Milionários, Barreiro – Belo Horizonte, até sua partida para a eternidade. Em relato ao provincial, de nossa província da Exaltação da Santa Cruz, Pe. Giovanni Cipriani, quando este lhe propôs morar na casa provincial devido à acessibilidade e ausência de escadas visando seu conforto, Pe. Mário lhe confessou: “Meu desejo é morrer na casa de São Gabriel”.

Este é o nosso querido Pe. Mário, um homem sincero, verdadeiro, sensível e forte. Pe. Mário me ensinou e acredito que a todos que conviveram com ele nesta comunidade do Teologado, valores inestimáveis de fidelidade, dedicação, perseverança e zelo pela oração. Mestre da vida comunitária, sempre tinha um sorriso sincero e uma palavra sábia para nos educar, eu sinto saudade de seu “RAPAZ” sempre seguido de uma instrução. Sobretudo, Pe. Mario ensinou aos que compartilharam a vida com ele, o carisma dado a nosso pai fundador: “Gravar nos corações dos fiéis a memória grata da Paixão de Jesus Cristo”. Sem dúvidas, este homem extraordinário e pai, foi um verdadeiro Passionista. Partiu para a eternidade no dia 27 de fevereiro deste ano de 2021, vítima desta pandemia do Covid-19, na Festa de São Gabriel, por quem sempre manteve sincera devoção e carinho. Lembro-me de quando estive com ele no hospital Madre Teresa, lhe prometer voltar, o que não foi mais possível nesta vida terrena. Nesta data de São Gabriel, estava animando a missa no Santuário e recebi a notícia através do
Rel. Marcos, que aos prantos me comunicou sua partida, choramos juntos.

Querido Pe. Mário olhe por toda a Congregação Passionista e por nossa Província da Exaltação da Santa Cruz, a qual você tanto amou e se dedicou. Aguarde-nos para celebrarmos contigo a imensa glória que nos espera, da qual você já desfruta em Deus. Um até breve!

In memoriam,

Rel. Cleyton Torres Brilhante da Silva, CP.
23 de novembro de 2021.