Monjas Passionistas: Uma vida contemplativa
21/11/2016

As Monjas Passionistas, são religiosas contemplativas de clausura. Nossa razão de ser fundamental na Igreja é viver numa especial solicitude contemplativa para o louvor da glória de Deus, testemunhando o primado absoluto de Deus, fazendo continua memória da Paixão de Jesus, contemplando-a assiduamente, vivendo à luz do amor sacrificial de Jesus, oferecendo-nos com Ele ao Pai, pela salvação dos Irmãos, elevando continuamente ao Pai a voz de toda a criação e as necessidades de todos os homens, tudo fazendo com o espírito de Jesus Crucificado, para sermos um sinal do seu amor para com o Pai e para com os homens”.

Papa FRANCISCO, Constituição Apostólica Vultum Dei quaerere sobre a vida contemplativa feminina, 2016.

“A vida monástica é considerada, desde as suas origens, uma maneira especial de atuação do Batismo” (n. 1).

“Desde o nascimento da vida de especial consagração na Igreja, homens e mulheres, chamados por Deus e d’Ele enamorados, viveram a sua existência totalmente orientados para a busca do seu Rosto, desejosos de encontrar e contemplar a Deus no coração do mundo” (n. 2).

“A presença de comunidades colocadas como cidades no cimo do monte e candeias sobre o candelabro (cf. Mt5, 14-15), mesmo na sua simplicidade de vida, representam visivelmente a meta para onde caminha a comunidade eclesial inteira, que «avança pelas estradas do tempo com o olhar fixo na futura recapitulação de tudo em Cristo», preanunciando assim a glória celeste” (n. 2).

“A vida contemplativa feminina representou sempre, na Igreja e para a Igreja, o coração orante, guardião de gratuidade e rica fecundidade apostólica e foi testemunha visível de misteriosa e multiforme santidade” (n. 5).

“Pelos frutos de santidade e graça que o Senhor sempre suscitou através da vida monástica feminina, erguemos ao «altíssimo, omnipotente e bom Senhor» o hino de agradecimento «Louvado sejais» (n. 5).

“Sem vós, queridas irmãs contemplativas, que seria da Igreja e de quantos vivem nas periferias humanas e trabalham nos postos avançados da evangelização? A Igreja olha com muito apreço a vossa vida inteiramente doada. A Igreja conta com a vossa oração e imolação para levar aos homens e mulheres do nosso tempo a boa notícia do Evangelho. A Igreja precisa de vós!” (n. 6).

“Como o marinheiro no mar alto precisa do farol que indique a rota para chegar ao porto, assim o mundo tem necessidade de vós. Sede faróis para os que estão perto e sobretudo para os afastados. Sede tochas que acompanham o caminho dos homens e mulheres na noite escura do tempo. Sede sentinelas da manhã (cf. Is 21, 11-12) que anunciam o nascer do sol (cf. Lc 1, 78). Com a vossa vida transfigurada e com palavras simples ruminadas no silêncio, indicai-nos aquele que é caminho, verdade e vida (cf. Jo 14, 6), o único Senhor que oferece plenitude à nossa existência e dá vida em abundância (cf. Jo 10, 10) Gritai-nos como André a Simão: «Encontramos o Messias» (cf. Jo 1,2 40); anunciai, como Maria de Magdala na manhã da ressurreição: «Vi o Senhor!» (Jo 20, 18). Mantende viva a profecia da vossa existência doada. Não tenhais medo de viver a alegria da vida evangélica segundo o vosso carisma” (n. 6).

“O mundo e a Igreja precisam de vós, como «faróis» que iluminam o caminho dos homens e mulheres do nosso tempo. Que esta seja a vossa profecia. A vossa escolha não é, como alguns pensam, uma fuga do mundo por medo. Vós continuais a estar no mundo, sem ser do mundo (cf. Jo 17, 16), e, embora separadas dele por meio de sinais que expressam a pertença a Cristo, não cessais de interceder constantemente pela humanidade, apresentando ao Senhor os seus temores e esperanças, as suas alegrias e sofrimentos (n. 36).

“Queridas irmãs contemplativas, sabeis bem que a vossa, como qualquer outra forma de vida consagrada, «é um dom feito à Igreja, nasce na Igreja, cresce na Igreja, está inteiramente orientada para a Igreja»” (n. 37).