Congregação da Paixão de Jesus Cristo – Experiência do Amor Crucificado
26/08/2020

Autor: Ir. Victor Franco Soares, CP

São Paulo da Cruz, fundador da Congregação da Paixão de Jesus Cristo ou também conhecida como Congregação Passionista. Ele tinha um claro desejo em teu coração: “Não quero remar sozinho, mas desejo reunir companheiros para juntos anunciarmos Cristo Crucificado ao mundo” (São Paulo da Cruz). Nosso fundador buscava viver o forte apelo de Deus em formar comunidade e juntos aos irmãos fazerem uma experiência de união com Deus.

Podemos considerar que nossa Congregação nasce como um carisma para a Igreja, no período de 22 de novembro de 1720 a 01 de janeiro de 1721. Quando o jovem Paulo da Cruz inicia uma experiência de Retiro espiritual de 40 dias onde escreve por inspiração de Deus as regras da futura congregação e nos deixa seu diário espiritual, com as experiências desses dias. Esta experiência se deu na pequena sacristia da Igreja de São Carlos, na cidade de Catellazzo – Itália.

Estamos nos preparando para viver o jubileu de 300 anos de fundação de nossa Congregação Passionista, a partir de 22 de novembro de 2020. Um tempo de grande renovação espiritual e um momento particular de Graça na história de todos os Passionistas. Neste tempo de celebração do jubileu o viveremos com um lema inspirador: “Renovar nossa missão – Gratidão, profecia e esperança”. Nosso desejo de renovação é para que a missão Passionista continue a dar respostas inspiradas pelo carisma da Memória Passionis, ao sofrimento do mundo.

Os missionários Passionistas desde a origem de nossa congregação se dedicam a pregação, principalmente de missões. São Paulo da Cruz sempre desejou pregar em lugares isolados, pobres e a país e povo que não haviam tinha uma experiência de amor com Cristo Crucificado. Em 300 anos de história nossa congregação já se encontra em mais de 60 países e no Brasil os primeiros religiosos chegaram no ano de 1911.

Este Carisma, manifestado pelo Espírito Santo, a São Paulo da Cruz não ficou aprisionado em seu coração. Ele sempre desejou “semeá-lo” no terreno fecundo no mundo, e ele produziu muitos frutos para a Igreja. Podemos dizer que da inspiração de São Paulo da Cruz nasce a família Passionista, uma família com diferentes ações que manifestam na criatividade um jeito particular de vivermos a Paixão de Cristo presente no mundo.

A família Passionista possui um mesmo carisma, com várias expressões. Quem faz parte desta tão diversificada família? Missionários Padres e Religiosos, Monjas, Irmãs, Leigos e Consagradas Seculares. Vejamos algumas caraterísticas particulares.

Missionários Passionistas – Comunidades fundadas por São Paulo da Cruz, constituídas de religiosos, sendo padres ou irmãos consagrados.

Religiosas de Vida Contemplativa – Um dos grandes desejos de São Paulo da Cruz era fundar as religiosas de vida contemplativa. A primeira redação das Regras foi elabora por São Paulo da Cruz em 1767. E em 1771, ele funda o primeiro mosteiro na cidade de Tarquínia – Itália.

Irmãs de São Paulo da Cruz – A Congregação das Irmãs Passionistas de São Paulo da Cruz, foi fundada em Florença, na Itália, no dia 17 de março de 1815 pela Marquesa Maria Madalena Frescobaldi Capponi, com a profissão das primeiras 4 Religiosas: Verônica, Gertrudes, Crucifixa e Cleofe. Vivenciando o Carisma de Fazer Memória da Paixão de Jesus e das Dores de Maria Santíssima, o novo Instituto nasce com o objetivo de reeducar jovens e mulheres prostituídas, para que recuperadas, pudessem voltar à vida digna na sociedade.

Comunidades Leigas Passionista – É um grupo de leigos que partilham conosco o carisma de fazer a memória da Paixão. Reúnem em comunidades chamadas CLP (comunidade leiga Passionista), vivem o carisma no cotidiano e partilham sua experiência de Deus com os irmãos.

Instituto Secular da Paixão – O dia 24 julho 2000, Pe. José A. Orbegozo, Geral da Congregação Passionista, agrega o Instituto à família Passionista. É um instituto secular animado da espiritualidade da Paixão de Jesus. O Fundador do Instituto Secular das Missionárias Seculares da Paixão é o Padre Generoso Privitera, Passionista da comunidade de Mascalucia (Catania). O Instituto é composto das Missionária e dos Casais “associados”.A espiritualidade e a missão do Instituto é “Vivem no mundo, mas não serem do mundo”.