Missa com Dom Luiz Fernando Lisboa,CP no Santuário São Paulo da Cruz
07/06/2021

Na manhã do dia 06 de Junho de 2021, 10º Domingo do Tempo, presidiu a Santa Missa no Santuário São Paulo da Cruz em Belo Horizonte, Dom Luiz Fernando Lisboa, CP, Bispo da Diocese de Cachoeiro do Itapemirim - ES. Recém chegado ao Brasil, Dom Luiz viveu por 20 anos em Moçambique, na África, como missionário e depois como bispo da Diocese de Pemba.

Dom Luiz Fernando Lisboa é natural de Marques de Valença/RJ. Ingressou na Congregação da Paixão de Jesus Cristo, aos 19 anos, em 1975. Foi ordenado sacerdote em 10 de dezembro de 1983. No início do ano de 2001, foi como missionário Ad Gentes para a diocese de Pemba, Moçambique, onde trabalhou por oito anos.

Em 12 de junho de 2013, o Papa Francisco o nomeou como Bispo de Pemba. Sua posse se deu dois meses depois, em 14 de setembro, com celebração na Universidade Católica de Pemba. No dia 11 de fevereiro de 2021, foi nomeado pelo Papa Francisco para a Diocese de Cachoeiro do Itapemirim-ES e tomou posse no dia 20 de Março de 2021.

Em sua homilia, Dom Luiz Fernando destacou a alegria de estar celebrando com seus irmãos de congregação no Santuário dedicado a São Paulo da Cruz e fez menção a Dom José Mauro Bastos,CP, bispo passionista que faleceu no ano de 2006 e natural da cidade Cachoeiro do Itapemirim-ES. Também falou um pouco sobre sua experiência como missionário e bispo na província do Cabo Delgado em Moçambique.

A nossa saudação fraterna a Dom Luiz Fernando Lispoa,CP pela visita e desejamos a ele um frutuoso pastoreio à frente da Diocese de Cachoeiro do Itapemirim-ES. Que São Paulo da Cruz e Nossa Senhora das Dores possa interceder por sua vocação e seu ministério.