Romaria ao Santuário de Aparecida por ocasião do Ano Jubilar Passionista
06/09/2021

A Família Passionista do Brasil realizou nos dias 03 e 04 de setembro de 2021 a Romaria ao Santuário-Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida por ocasião do Jubileu do Tricentenário de Fundação da Congregação Passionista. Estiveram presentes Religiosos das duas províncias Passionistas do Brasil (Getsêmani e da Exaltação da Santa Cruz), além de representantes das Irmãs Passionistas de São Paulo da Cruz e dos Leigos Passionistas. 

Foi realizada uma visita guiada ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida na noite do dia 03/09/21. Nesta visita os religiosos conheceram um pouco mais sobre o significado dos vários sinais e símbolos que compõe a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, as dependências internas, capelas e todo seu espaço sagrado, bem como um pouco mais sobre a história de Nossa Senhora Aparecida. 

No dia 04/09/21 pela manhã foi realizada uma roda de conversa assessorada por Dom Amilton Manoel,CP - Bispo da Diocese de Guarapuava/PR - sobre o tema do Jubileu: Renovar a nossa Missão. Em cima do convite que o Papa Francisco vem fazendo a sua Igreja e segundo as moções do Espírito para toda Congregação, Dom Amilton,CP falou sobre os apelos à nossa missão no tempo atual. Ele frisou bem a importância da vivência do carisma congregacional na dimensão pessoal e deu enfoque ao apelo que todo religioso é chamado: 'O carisma do fundador (a), vivido, comunicado e partilhado no decorrer da história passa a constituir o carisma congregacional. Na consagração religiosa, o (a) religioso (a) recebe o 'carisma do fundador (a)', juntamente com a comunidade. Sem a consciência carismática não é possível uma missão específica. A consagração é para a missão e a missão emerge da consagração (Vita Consecrata). 'Fundador (a), superior (a), não são intérpretes exclusivos do carisma, cada religioso (a) é fundador (a) das novas fundações.' (Para vinho novo, odres novos)'.

Os religiosos passionistas Pe. Chagas,CP e Pe. Alex Favarato,CP participaram do programa 'Sábado no Santuário da TV Aparecida e falaram um pouco sobre a importância de celebrar o Jubileu de 300 anos de fundação da Congregação para toda a Família Passionista. O programa foi ao Ar ao vivo pela Rede Aparecida de Comunicação e abaixo você pode acessar o vídeo na íntegra. 

Às 18 horas foi rezada a missa em Ação de Graças pelo Jubileu presidida por Dom Luiz Fernando Lisboa,CP - Arcebispo Bispo da Diocese de Cachoeiro do Itapemirim/ES - e concelebrada por Dom Amilton  Manoel,CP, os superiores provinciais Pe. Giovanni Cipriani,CP e Pe. Leudes Aparecido,CP e mais padres da Congregação Passionista. Em sua homilia, Dom Luiz falou sobre a Paixão dos Passionistas pelo Crucificado, que enxerga no Cristo a maior obra do imenso amor de Deus por toda humanidade. Resumindo o carisma e a espiritualidade passionista disse: ao olhar para o Crucificado, o passionista é levado ao encontro com os sofredores e demonstrar que Deus os ama e não os abandonou. 'Se nós queremos ir ao encontro do próximo, se nós queremos ajudá-lo, nós temos que estar em comunhão com o Pai'.

Ao comentar sobre o Evangelho do dia (Mc 7, 31-37), Dom Luiz refletiu sobre o gesto de Jesus com a cura do surdo-mudo: 'Ao tocar no surdo mudo e falar 'Efatá' Jesus quer que ele seja um discípulo, um missionário. Nós devemos pedir para Jesus estes três verbos: ver, ouvir, falar. Jesus quer superar todas as barreiras, quer a inclusão, quer a dignidade de todos e não quer que ninguém fique a parte'. Finalizando, Dom Luiz convidou a todos a assumir a proposta da Cruz de Jesus: 'Nós hoje somos chamados a dar um passo adiante. Não apenas ficar elogiando Jesus, mas assumir a sua proposta. Somos chamados a anunciar Jesus, mas a denunciar tudo aquilo que é contra o Pai, tudo aquilo que é contra os seus ensinamentos. [...] Ir a Jerusalém significa não ter medo, significa denunciar, significa não ter medo da Cruz. E, nós, Passionistas hoje deixamos essa mensagem para o Brasil: 'Não tenhamos medo da Cruz'! Tenhamos esperança, confiemos na ressurreição, mas não se chega a Luz sem passar pela Cruz. A Cruz de Jesus é redentora, traz vida, nos convida a ser seus discípulos-missionários'

Louvamos a Deus pela vocação e vida de toda Família Passionista e pedimos a intercessão da Virgem Maria, a Mãe Aparecida, para que consigamos responder ao apelo do Evangelho e da Cruz de Cristo em meio aos Crucificados dos nossos dias, respondendo sempre ao chamado de Renovar a nossa Missão.