Enchentes atingem Casas e Moradores da Paróquia Santa Maria Goreti em Itabuna/BA
01/01/2022

A partir do dia 25/12/2021, Itabuna e várias cidades do Estado da Bahia vivenciaram um dos momentos mais difíceis de sua história. As fortes chuvas dos últimos dias bem como a enchente que delas resultou foram arrasando com tudo e chegou com força em todo o Bairro da Mangabinha, Casinhas e Bananeira. Atingiu diretamente nossa Paróquia Santa Maria Goretti.

Vários dos nossos paroquianos-fiéis perderam tudo, muitos ficaram desabrigados. Muitas famílias tiveram seus bens perdidos e suas casas em estado de risco. O Salão Paroquial serviu de apoio para os desabrigados, ali foi recebido doações de alimentos, roupas e materiais de limpeza e de higiene pessoal, e foi oferecido acolhida para as famílias. A campanha de ajuda e apoio às famílias recebeu contribuições de muitos lugares inclusive pelo pix e conta da Paróquia.
No momento, as águas já baixaram, e as famílias, com o apoio técnico da prefeitura municipal de Itabuna, estão averiguando as condições de suas casas, retornando para elas, e nosso salão serve hoje como suporte de distribuição de cestas básicas, roupas, colchões entre outros objetos. O governo estadual e municipal vai oferecer, através de um processo de cadastramento feito pelas prefeituras, valores de créditos para as pessoas reparem suas casas e comprarem móveis perdidos.

No mais, seguimos como suporte físico e conforto espiritual. Pe. Francisco está como grande missionário visitando e confortando todas as famílias. Pe. Gabriel com sua presença e apoio irrestrito da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias. Pe. Vanildo coordenando as atividades e sendo solícito às famílias. Os religiosos estão fazendo o que está ao seu alcance: suscitar esperança, esvaziar o caos, fazendo soprar o Espírito do Senhor nos corações!

Em Carta enviada aos religiosos e a toda comunidade paroquial de Itabuna (31/12/2022), o Superior Provincial, Pe. Giovanni Cipriani, CP disse: “Mesmo estando fora, pude acompanhar o sofrimento do povo de Itabuna, de modo particular das duas paróquias, Santa Maria Goretti e de Nossa Senhora das Vitórias pela inundação que atingiu a cidade. Mas, ao mesmo tempo pude assistir, pelos vídeos e fotografias, às iniciativas de solidariedade tomadas para aliviar o sofrimento do povo. Agradeço a cada um de vocês por estar vizinho ao povo; e agradeço ao povo pelo exemplo de solidariedade. Queridos Padres, transmitam ao povo atingido pela inundação o meu carinho e abraço. A Província da Exaltação da Santa Cruz se solidariza com todas as famílias desabrigadas. Todos estamos junto com o povo de Itabuna nesse momento de dor e de sofrimento. Que se sintam acolhidos e amados. Os Religiosos passionistas, mesmo alguns em outros Estados, portanto distantes, mas em espírito de oração, participam das dores do povo de Itabuna. Recebi muitas mensagens nesse sentido. É a Paixão de Jesus Crucificado que nos une nesse momento e nos leva a estar próximos das angústias e tristezas do povo. Recebam eles, então, nosso afeto, carinho e amor”.

Em sua Carta, o Superior Provincial ressalta o trabalho e empenho dos religiosos que ao perceberem a enchente mobilizaram a Paróquia para acolher as famílias desabrigadas. “Sei, queridos Vanildo, Gabriel e Francisco, que desde o primeiro momento, quando foram agravando as situações, vocês abriram as portas para acolher as famílias desabrigadas que iam chegando. Fiquei sabendo que vocês tornaram o salão paroquial o primeiro lugar na cidade de Itabuna para o abrigo das famílias e o lugar concreto de recebimento das doações vindo de tantas partes”.

E continua agradecendo o empenho e a vivência do carisma passionista em meio aos sofredores, os crucificados de hoje em dia: “Vi, pelas fotografias, mas também pelas mensagens recebidas, que o salão se tornou o 'templo da misericórdia, Vocês estão representando, com verdadeiro espírito passionista - Paixão pelo Crucificado, compaixão pela vida - não somente a Província da Exaltação da Santa, mas também toda a Congregação Passionista. da ternura, do serviço e da generosidade'”.

Como gesto concreto, a Provincia da Exaltação da Santa Cruz enviou o valor de 5 mil reais para ajudar nos donativos e na reconstrução de casas e da vida das famílias que perderam tudo. Rogamos a Deus que proteja e cuide de todo povo de Deus que sofre, em especial às famílias que foram acometidas pelas fortes chuvas dos últimos dias.