Celebração da Solenidade de Corpus Christi nas Paróquias da Província
10/06/2023

A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus Cristo, Corpus Christi é, certamente, uma das Solenidades mais caras à piedade popular, quer pelo seu grande significado, quer pelo seu estilo de celebração. A expressão Corpus Christi vem do Latim, que significa “Corpo de Cristo”. A celebração é um convite à reflexão sobre o sacramento de amor deixado por Cristo, que se fez alimento e permanece entre nós. Nesta mesma solenidade, faz-se a procissão com Jesus Sacramentado, que, publicamente, é demonstrado a fé a Jesus na Eucaristia.

Celebramos todos os anos a Solenidade de Corpus Christi, na quinta-feira que sucede o Domingo da Santíssima Trindade. Este ano celebramos, em todo o Brasil, esta solenidade, no dia 08 de junho. Esta Solenidade foi instituída pelo Papa Urbano IV, no dia 8 de setembro de 1264, através da Bula “Transiturus de hoc mundo ad Patrem”. Neste dia, a Igreja celebra o mistério da Eucaristia. Que, através dessa Solenidade, os fiéis possam refletir a importância da Eucaristia em suas vidas.

Nos últimos anos, por conta da pandemia, ficou impossibilitado de acontecer as procissões e as tradicionais confecções dos tapetes pelas ruas das cidades. Neste ano, foi possível acontecer, solenemente, as procissões e as confecções dos tapetes, para que assim demostrássemos a nossa fé a Jesus Eucarístico.

De acordo com cada realidade pastoral das Paróquias e Santuários de nossa Província, foi-se celebrada, com grande júbilo e piedade, a Solenidade de Corpus Christi. Seguindo as orientações dos Párocos e Reitores, houve celebrações eucarísticas, carreatas, momentos de adorações e bençãos do Santíssimo Sacramento. Seguem anexas os registros deste dia tão importante para a Igreja nas Paróquias e Santuários de nossa Província Exalt.