Nota de Falecimento do Pe. Mário Petrillo, CP
27/02/2021

Com pesar comunicamos o Falecimento do Missionário Passionista Pe. Mario Petrillo,CP no dia 27/02/2021, festa de São Gabriel de Nossa Senhora das Dores, às 19 horas em Belo Horizonte-MG, Brasil.

'Rapaz, o que eu tenho é muito grave, muito sério, e só me falta o Paraíso, porque eu tenho tudo aqui na minha vida e eu não preciso de mais nada, agora só preciso ter o paraíso...'. 'Eu estou pensando no amor de Deus, que é capaz de transformar tudo e curar tudo. Eu estou me entregando a este Amor...' (Pe. Mario Petrillo, CP).

Esse é o testamento espiritual do nosso querido e saudoso Pe. Mario. Ele estava internado no hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte, para curar um cisto. Após uma semana ele pegou COVID-19, foi levado para a ala de isolamento. Era sábado de manhã, dia 20 de fevereiro e seu quadro clínico estava piorando.

O religioso Victor Franco que estava com ele relatou: 'Houveram dois momentos em que me emocionei muito. O primeiro foi no sábado bem de madrugada; Pe. Mario estava tomando vários medicamentos, me chamou perto de sua cama e me falou: “Rapaz, o que eu tenho é muito grave, muito sério, e só me falta o Paraíso, porque eu tenho tudo aqui na minha vida e eu não preciso de mais nada, agora só preciso ter o paraíso...”. E depois, em outro momento, de madrugada, após ter dado a ele o café, ele ficou olhando fixo para a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Eu perguntei: Pe. Mario, no que o senhor está pensando?... o senhor está tão distante?... E ele: “Eu estou pensando no amor de Deus, que é capaz de transformar tudo e curar tudo. Eu estou me entregando a este Amor”. O Pe. Mario estava preparado espiritualmente, ele foi um homem de profunda oração, escreveu seu nome no coração de Deus e agora vai completar a obra começada'.

Pe. Mario estava sendo acompanhando no hospital por uma profissional, pois por motivo do COVID-19 ninguém de nós podia ficar com ele. Estando eu (Pe. Giovanni, CP) no noviciado, em São Luís de Montes Belos/GO, na parte da manhã de sábado liguei ao Pe. Alex pedindo para que fizesse uma visita ao Pe. Mario para conversar, rezar e dar a Absolvição e benção para ele. Obtida a autorização do pessoal do hospital, Pe. Alex foi e ficou com ele até às 18h.Segue o Relato do Pe. Alex Favarato sobre os últimos momentos do Pe. Mário:

'Na tarde deste sábado, 27 de fevereiro de 2021, solenidade de São Gabriel da Virgem Dolorosa, nosso superior provincial Padre Giovanni Cipriani, estando em São Luís de Montes Belos por ocasião da vestição dos nossos noviços, me telefonou e pediu que eu fosse em nome da Província e da Congregação fazer uma visita ao Pe. Mário que estava internado no Hospital Madre Teresa. Ao chegar no hospital às 17h30m me dirigi ao quarto onde estava Pe. Mário, respirando com a ajuda de um respirador. Iniciei um diálogo com ele e lhe agradeci pelo testemunho de vida e de religioso ao longo de tantos anos de consagração. Disse também que ele é um tesouro para nossa Província e que o testemunho, a alegria e o entusiasmo sempre trouxeram muita esperança para nós religiosos mais jovens. Naquele momento, liguei ao Pe. Paulo e Pe. Bruno (religiosos da comunidade do Milionários que acompanham Pe. Mario com tanto carinho) através de uma chamada de vídeo; eles animaram o Pe. Mário dizendo que estavam com saudades e o lembraram do quanto era querido. Ao desligar, convidei-o para que pudéssemos rezar juntos.

Rezamos um Pai Nosso, uma Ave Maria e a oração do Anjo da Guarda. Cantei com Pe. Mário a canção que sempre cantamos no santuário: “A Paixão de Jesus é o remédio mais eficaz para todos os males do mundo”. Em seguida invoquei a proteção dos Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael para que ele se sentisse confortado na presença deles. Disse a ele também que na minha presença estava toda Congregação Passionista reunida e agradecida a Deus pelo testemunho de religioso ao longo de toda sua vida. Recordei-o que era dia de São Gabriel da Virgem Dolorosa, pedindo-o que segurasse firme nas mãos deste jovem santo que ali estava acompanhando seu sofrimento juntamente com São Paulo da Cruz. Ao pedir que ele tivesse coragem e sem medo sentisse a graça da presença dos nossos santos que nos acompanham e da Virgem Dolorosa que também está sempre conosco em nossos calvários, percebi juntamente com a médica que ali estava, que os batimentos cardíacos subiram e também a saturação que estava muito baixa.

Pe. Mário foi também fortalecido pelo sacramento da Unção dos Enfermos, sendo reanimado com a esperança do Cristo que na sua bondade aliviou os teus sofrimentos às 19h, pouco tempo depois que saí do quarto. Morreu serenamente aquele que doou sua vida anunciando o Crucificado. Amado pela Congregação Passionista e na paz do Senhor, após terminar sua missão no meio de nós, prosseguiu seu caminho para junto do Pai... Descanse em paz, Pe. Mário, CP!'.

Pe. Mario nasceu em Itri (LT), Itália, filho de Antonio e Filomena Dragonetti. Desde criança frequentava o convento dos Passionistas em sua cidade natal. É a contato com os Religiosos que brotou sua vocação à vida religiosa passionista. Em 27 de outubro de 1949 ingressou na ‘Escola Apostólica’ de Calvi Risortas (CE), que era o seminário menor da Província de Nossa Senhora das Dores. Entrou muito jovem. Tão jovem e o coração apaixonado por Cristo Crucificado.

Em 12 de setembro de 1953 ingressou no noviciado de Falvaterra (FR) e emitiu a primeira Profissão religiosa no dia 29 de setembro de 1954. No mesmo ano foi para a comunidade de Ceccano (FR) para cursar o ‘Liceo Classico’ e a Filosofia. Em seguida continuou a Teologia na comunidade de Nápoles, onde foi ordenado em 1962. Após a ordenação foi para o seminário de Calvi Risorta (CE) dando aula de Francês.

Animado pelo espirito missionário do conterrâneo Pe. Modesto Meschino, missionário no Brasil, Pe. Mario pediu ao Superior provincial para vir ao Brasil, chegando no dia 13 de novembro de 1965. No início de 1966, o Vicariato Nossa Senhora da Vitória decidiu abrir o Seminário Menor em Jardim América, confiando ao Pe. Mário a direção que inicia sua experiência com 24 jovens. A maioria proveniente do interior. Ele fica como diretor até o final de 1967. Em seguida foi para a comunidade de São Silvano (Colatina-ES).

Em setembro de 1995, Pe. Mario pediu uma licença para ficar um tempo no Canadá, onde moravam os seus pais idosos. Nesse tempo ele fez uma cirurgia na cabeça para retirar um câncer. Após o falecimento dos pais, em 16 de janeiro de 2003, ele voltou para o Brasil e continuou trabalhando nas comunidades de Jardim América, São Silvano e na comunidade de formação do Milionários, Belo Horizonte, onde ficou até o falecimento.

A comunidade teologal do Milionários, leva o nome “Comunidade São Gabriel de Nossa Senhora das Dores”, e um dia, diante da proposta de leva-lo para a casa provincial, mais confortável e acessível para ele, pois não tem escadas, ele me confiou: “Meu desejo é morrer na casa de São Gabriel”. Com a criação da Província da Exaltação da Santa Cruz (maio de 2014), Pe. Mario decidiu “continuar sua missão” na Província EXALT, no Brasil.

'Vai com Deus nosso querido Pe. Mario, o seu legado para nós que ficamos é de testemunho e exemplo de Missão. O Senhor foi sempre desapegado das coisas do mundo e disponível para servir a Igreja de Jesus Cristo. Eu fui confessor deste grande homem de Deus. Morando ou passando pela comunidade do Milionários, sempre pedia para eu atender sua santa confissão, e eu com minha inexperiência sacerdotal me achava indigno de atender, por ele ter uma experiência bem maior do que a minha...' (Pe. Francisco de Paulo, CP.).

Pe. Mario, faleceu aos 85 anos de idade, por complicações do Covid-19, no dia de São Gabriel, sereno, próprio de quem se sente ‘nas mãos de Deus’. Isso é a vida e a morte do Pe. Mario. Ele deixa para nós a marca do serviço e do amor à Igreja e à Congregação, muitas vezes no silêncio. Homem sóbrio,
que vivia uma vida pobre, modesta, alérgico ao desperdício”, uma das coisas que fica da perda do Pe. Mario é este acreditar que a vida tem sentido como peregrinar, como passagem.

'Ele que nasceu no dia de Nossa Senhora e voltou á casa do Pai no dia de São Gabriel de N. Sra. das Dores, pelas mãos de Maria irá enviar sobre a Província inúmeras bênçãos e graças' (Dom Tommaso Caschianelli, CP).

Pe. Giovanni Cipriani
Superior provincial