Beato Eugênio Bossilkov

beato_eugenio_bossilkov.jpgO Beato Eugénio Bossilkov, Bispo Passionista, nasceu em Belene, na Bulgária, a 16 de Novembro de 1900. Educado desde os onze anos nos Seminários Passionistas da sua pátria, Oresc e Russe, foi enviado depois para as Casas Passionistas da Bélgica e da Holanda, com a finalidade de acabar os estudos.

Fez o Noviciado em Ere, na Bélgica, onde adoptou o nome de Eugénio do Sagrado Coração. Concluídos os estudos teológicos, foi ordenado sacerdote a 25 de Julho de 1926. A seguir rumou até Roma; em 1932 doutorou-se em Teologia, no Pontifício Instituto Oriental. Regressou à Bulgária em 1933.

Depois de vários anos de serviço pastoral, como pároco em Russe e Badarski-Gheran, foi consagrado Bispo de Nicópolis em 1947. Era muito conhecido e amado em toda a Bulgária. Foi condenado à morte durante a perseguição estalinista e fuzilado na prisão de Sófia no dia 11 de Novembro de 1952. Foi beatificado por João Paulo II a 15 de Março de 1998, depois de em 1994 haver sido reconhecido o seu martírio.