Semana Santa em Belo Horizonte
23/04/2019

Na última semana vivemos um período muito forte, intenso e profundo para todos os Católicos, período que nos convida ao recolhimento e a contemplação dos mistérios divinos da redenção revelados inicialmente com o Domingo de Ramos e concluídos com a sublime Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo após sua dolorosa Paixão.

Em Belo Horizonte no Santuário São Paulo da Cruz toda a comunidade teve a oportunidade de se aprofundar nestes mistérios e viver mais intensamente estes dias de conversão, penitência, caridade e oração que contribuem para a tão amada unidade. No Domingo de Ramos inicia-se a Semana Santa, em Jerusalém, no século IV , lia-se neste Domingo e no lugar do acontecimento a perícopa do Evangelho que refere a entrada apoteótica do Salvador na cidade santa, aclamado pelas turbas Rei de Israel. Nas missas das 07h e 09h foram realizadas a benção e procissão dos ramos: 'Na procissão dos ramos, o povo cristão, na plenitude da sua fé, repete o gesto dos judeus, dando-lhe todo o seu significado'

Buscando introduzir os fiéis no espírito coerente com o período litúrgico que se iniciara, nas primeiras horas da noite o Grupo Teatral São Paulo da Cruz reproduziu cenas da vida pública de Jesus até 'o cortejo triunfal que acompanhou o Salvador na sua entrada em Jerusalém' concluída com a Santa Missa da Juventude que contou com a presença de todos os movimentos Juvenis Paroquiais.

A Semana santa foi marcada por momentos solenes de muita oração, iniciando com o Ofício de Trevas celebrado às 19h na Segunda e Terça-feira Santas, 'A celebração teve início às 19H, durante a cerimônia, os últimos passos de Cristo são simbolizados pelas velas que são apagadas aos poucos. Apenas uma permanece acesa, para lembrar a fé na ressurreição. A cerimônia do Ofício de Trevas é composta por um conjunto de leituras, lamentações, salmos e preces penitenciais, onde o templo fica às escuras, representando o luto e a escuridão à qual ficou a Terra pela morte de Jesus.', sempre seguida da Santa Missa. Após a Santa Missa da Segunda-feira Santa foi realizada a solene procissão do depósito com a Imagem de Nossa Senhora das Dores até a Comunidade Nossa Senhora Aparecida e na Terça-feira Santa a solene procissão do depósito com a Imagem de Nosso Senhor dos Passos até a comunidade Santa Luzia, em ambas animada pela banda de Música Santa Cecília de Caeté.

Na Quarta-feira Santa centenas de fiéis participaram da procissão do Encontro, que relembra o doloroso encontro entre Maria e Jesus durante seu caminho para o calvário. As imagens depositadas nos dias anteriores nas comunidades saíram em procissão até a Praça do Santuário São Paulo da Cruz onde se reencontraram, sendo realizado o Sermão do Encontro.

A Quinta-feira Santa foi marcada pela Santa Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés, onde o reitor Alex Favarato, imitou o gesto da humildade de Nosso Senhor que se colocou a servir seus amigos, lavando seus pés e enxugando-os. Em seguida o Grupo Teatral São Paulo da Cruz encenou a Prisão de Jesus no Horto das Oliveiras.

As celebrações da Sexta-feira Santa ou da Paixão, tiveram início logo cedo com a Via-Sacra encenada pelas ruas do Barreiro, onde o Grupo Teatral São Paulo da Cruz mais uma vez em um belíssimo ato de amor reviveu as estações da dolorosa Paixão de Nosso Senhor levando toda a comunidade logo pela manhã à adentrar no espírito propício preparando à todos para o decorrer do dia e as demais atividades programadas. Às 15h foi celebrado Solene Ato Litúrgico da Paixão do Senhor, 'Neste dia, a igreja em memória de Jesus Cristo não celebra a Eucaristia, mas tem uma ação litúrgica em que se proclama o evangelho da Paixão do Senhor, segundo São João. Em seguida, há a apresentação da cruz aos fiéis, para um momento de adoração. Beijamos a cruz de Cristo, esse beijo, que é dado diretamente ao lenho, à cruz, à imagem em que Ele tem um sentindo sacramental, isto é, nós precisamos de elementos que podemos tocar, ver, sentir, mas o que adoramos na verdade é o mistério da redenção'.

Encerrando a Sexta-feira da Paixão foi realizada a encenação da crucificação de Jesus, seguido de sermão do descendimento da Cruz e encerrada com a Solene Procissão do Enterro com o Senhor Morto percorrendo as principais avenidas do Barreiro.