Encontro dos Estudantes da Província EXALT 2022
01/08/2022

Aconteceu entre os dias 24 e 30 de julho de 2022, na casa do Postulantado Nossa Senhora da Vitória em Cariacica – ES, o Encontro dos Formandos Passionistas da Província da Exaltação da Santa Cruz. Foi um momento de grande espiritualidade e fraternidade que para a vida religiosa é essencial. Participaram as comunidades formativas do Aspirantado São Paulo da Cruz (Barbacena/MG); Aspirantado Jesus Crucificado (Jequié/BA); Postulantado Nossa Senhora da Vitória (Cariacica/ES) e o Juniorato São Gabriel de Nossa Senhora das Dores (Belo Horizonte/MG). O encontro teve, também, a participação dos formadores de cada etapa formativa.

O encontro iniciou com a missão, no dia 24/07/2022, nas comunidades da Paróquia Santa Maria Goretti, encerrada com a Missa de Abertura do Encontro na Matriz de Santa Maria Goretti presidida pelo Pe. Luiz Carlos Meneghetti, CP. Na segunda feira (25/07) houve um dia de Espiritualidade sobre os desafios da Vida Religiosa nos tempos atuais. Os momentos de espiritualidade foram conduzidos pelo Pe. Rodrigo Costa, CSsR que contribuiu com suas belas palavras e vida missionaria.

O dia seguinte, foi um dia de partilha de experiência e um diálogo fraterno com Dom Luiz Fernando Lisboa, CP - Arcebispo Bispo de Cachoeiro do Itapemirim/ES. Dom Luiz Fernando Lisboa CP trouxe para os formandos a partilha da experiência da vida missionária, tanto no Brasil quanto no exterior, na região de Pemba (Moçambique), mostrando as realidades pastorais enfrentadas no hodierno e ao mesmo tempo o compromisso do Carisma Passionista com os pobres e crucificados.

Na quarta-feira (27/07/2022) os formandos visitaram o convento da Penha, um dos pontos turísticos religiosos do Estado do Espírito Santo, que é conduzido pelos Freis franciscanos OFM. O convento que é dedicado a Nossa Senhora da Penha. Lá foi uma oportunidade de aprofundamento na espiritualidade Mariana, através orações da Padroeira do Estado do Espírito Santo. No período da tarde foi feito a Assembleia dos Formandos Passionistas onde foram discutidos os regulamentos que determina a organização interna dos estudantes passionistas.