Santuário São Paulo da Cruz celebra Lucernário das Famílias em Belo Horizonte/MG
27/12/2022

Nos dias 21, 22 e 23 de dezembro de 2022, o Santuário São Paulo da Cruz celebrou o Lucernário das Famílias em preparação para o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. As celebrações ocorreram às 05:30 H, com a Igreja toda a luz de velas e com uma presença de inúmeros fiéis que vieram com suas intenções rezar por suas famílias. Durante os dias foram meditados os temas da Luz, do Presépio e da Árvore de Natal. 

No primeiro dia, 21/12, o tema da luz foi meditado a partir da inspiração bíblica de Jo 8,12. 'A nossa vida é um caminho e a única luz verdadeira que pode iluminar os nossos passos, como nos diz o evangelista João, no prólogo do seu Evangelho, é o Filho de Deus que se fez carne: “veio ao mundo a verdadeira luz, aquela que ilumina cada homem” (Jo 1,9). Jesus é a luz que fulgura as trevas presentes no nosso caminho, pois Ele veio “para iluminar a quantos jazem entre as trevas” (Lc 1,79). A Luz recebida e acolhida é uma experiência que nos leva ao serviço dos necessitados, que nos impulsiona a amar o próximo segundo o ensinamento de Jesus. Quando nós acolhemos a luz que vem de Deus, somos capazes de sair da nossa indiferença e da nossa autossuficiência'.

Já no dia 22/12 foi feito uma memória sobre a história e tradição do presépio na Igreja e nas famílias cristãs e qual seu valor e seu sentido no Natal. 'A tradição do presépio foi inventada na Idade Média por São Francisco, que quis representar a cena do nascimento de Jesus para poder ver com os próprios olhos o que havia acontecido na noite de Natal. Com o tempo, a tradição foi acrescentando personagens que representavam a vida cotidiana das pessoas, para dizer que Jesus está próximo de cada homem no dia a dia. Também o presépio em nossa casa tem esta função: mostra-nos que Deus já está presente em nossa família e nos ajuda a imaginar o momento em que o Filho de Deus veio habitar entre nós, escolhendo um lugar pobre e de gente simples'.

No último dia, 23/12, se refletiu sobre a árvore de Natal, adereço tão comum em muitos ambientes públicos e privados e que nos insere na mística da celebração do Natal. 'A árvore de Natal é para todos um sinal da festa que se aproxima. Normalmente, a preparação da árvore é uma ocasião para um encontro familiar e o momento em que entramos no clima do Natal. Também na Bíblia as árvores estão ligadas à vinda do Senhor, como diz a frase do Salmo 96: “Alegrem-se os céus, exulte a terra..., alegrem-se as árvores da floresta diante do Senhor, pois ele vem” (Sl 96,11-13). A vinda do Senhor é tão importante que até as árvores, junto com toda a criação, celebram. A árvore e símbolo da família: pelo seu forte apelo à estabilidade e às raízes, a árvore está intimamente ligada ao conceito de família, base sólida de cada indivíduo. É um símbolo que nos lembra de que, embora as tempestades possam fazer cair as folhas, o tronco e as raízes permanecem firmes, juntos. É um maravilhoso símbolo de esperança e força, também ligado à união entre diferentes gerações: nas raízes as mais velhas, nos ramos as mais novas. A árvore e símbolo da vida: a árvore é o símbolo dos laços mais caros que cada um tem nas diferentes fases da vida. Com efeito, é constituída por raízes que devem ser firmes e profundas: neste sentido, a árvore recorda a família, ponto de origem e de partida de todos, vínculo sólido e indissolúvel. Preparar juntos a árvore de Natal é o símbolo da nossa preparação interior para o encontro com Jesus'.

Desejamos a todos aquilo que São Paulo da Cruz deseja aos seus dirigidos espirituais: “Que o suavíssimo divino Infante, nascido num presépio, enriqueça a vossa alma com a plenitude de todas as graças e bênçãos celestes”.