Renovação dos Votos e Instituição nos Ministérios de Leitor e Acólito
10/12/2023

Fotos: Lucas Medeiros (Santuário São Paulo da Cruz)

No dia 7 de dezembro de 2023, na comunidade São Gabriel de Nossa Senhora das Dores, Teologado Passionista, em Belo Horizonte, Minas Gerais, realizou-se a Santa Missa com o Rito de Renovação dos Votos Religiosos. Nesta mesma celebração, ocorreu o Rito de Instituição nos Ministérios de Leitor e Acólito dos Religiosos Junioristas.

Renovaram os votos na Congregação da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo os Religiosos: André Luis Barbosa, CP; Euclides Evangelista Marçal, CP; Felipe Gomes Scarpatti, CP; Francisley José da Silva, CP e Marcos Vinicius Alves de Oliveira, CP. Foram instituídos no Ministério de Leitor os Religiosos: Fausto Silva Barros, CP; Marco Tulio de Azevedo, CP e Marcos Vinicius Alves de Oliveira, CP. Foram instituídos no Ministério de Acólito os Religiosos: André Luis Barbosa, CP e Marcos Vinicius de Oliveira, CP.

A renovação dos Votos Religiosos é a reafirmação da consagração do Religioso a Deus. No ministério do Leitorato, o Religioso recebe a função de auxiliar na liturgia da palavra, tornando-se oficialmente um leitor da Igreja. Por sua vez, o ministério do Acolitado é dado pela Igreja ao Religioso para auxiliar o sacerdote e o diácono no cuidado e serviço ao altar.

A Santa Missa foi celebrada pelo Superior Provincial, Padre Henrique Evangelista de Oliveira, CP. Contou, também, com a presença do Consultor Provincial e Formador do Juniorato, Padre Elson Moura do Nascimento, CP, religiosos de outras congregações e colaboradores da Casa de Formação. Rezemos por esses nossos irmãos que deram mais um passo tão significativo em sua caminhada formativa, para que sejam cada vez mais fiéis aos ensinamentos deixados por São Paulo da Cruz, Nosso Fundador, e ao chamado que Nosso Senhor os fez.