Campanha Solidária Emergencial da Igreja no Brasil
04/06/2020

Diante da situação de pandemia do Coronavírus (Covid-19), é pedido a cada um de nós a solidariedade e a ajuda mútua como cristãos, testemunhadores do evangelho. São muitas ações promovidas por toda Igreja na busca de diminuir os impactos na vida das pessoas que mais necessitam e disponibilizar de uma assistência às comunidades carente.

“Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34) é a palavra inspiradora da Campanha Solidária Emergencial da Igreja no Brasil que tem como tema “É tempo de cuidar”. A mais recente iniciativa da CNBB é “A AMAZÔNIA PRECISA DE VOCÊ”, que tem como objetivo socorrer as necessidades dos povos amazônicos, convocando a vida consagrada e as pessoas de boa vontade a somar forças, recursos e voluntariados nessa causa.

A Ir. Denise Coutinho Gomes, CP, coordenadora da Família Passionista do Brasil, escreveu uma carta no dia 30 de maio de 2020 reforçando o compromisso de toda a congregação Passionista a estar junto dos crucificados do nosso tempo. Escreve ela:

'A Paixão de Cristo, impressa em nossos corações, fortalece a nossa participação na paixão da humanidade e como todo/a Passionista tem um ouvido em Deus e outro na história, escutamos os clamores, os gritos de socorro, cada vez mais altos e insistentes, que chegam até nós das diversas comunidades e realidades do mundo.'

Por isso, é preciso termos sempre uma experiência profunda da Memória da Paixão, para nos mantermos, de pé, junto a tantos crucificados, como anunciadores de uma mensagem de esperança e amor, desempenharmos uma presença significativa. 'A memória da Paixão nos faz solidários/as e desafiados/as a descobrir caminhos a fim de mitigar e conferir sentido ao sofrimento nosso e de nossos irmãos', conclui a Ir. Denise.

A Província Exaltação da Santa Cruz dos Religiosos Passionistas, além de todas as ações realizadas em suas paróquias, santuários e comunidades religiosas como meio de assistências às famílias necessitadas, se compromete em colaborar com 100 (cem) cestas básicas para ajudar os povos amazônicos. É preciso unirmos nossas forças, dar as nossas mãos e trabalharmos juntos. Que a Virgem Mãe das Dores, interceda por todos o mundo que sofre neste período de pandemia e isolamento social, para que sejamos fortes e esperançosos sob a luz do Evangelho de Cristo Jesus!