Encontro dos Formandos da Província Exaltação da Santa Cruz
08/06/2020

Nos dias 29 e 30 de maio de 2020 aconteceu o Encontro dos Formandos Passionistas da Província Exaltação da Santa Cruz por plataforma de videoconferência.

O Encontro foi mediado pelo Pe. José Roberto,CP, consultor provincial para assuntos da Formação e estiveram presentes o Superior Provincial Pe. Giovanni Cipriani,CP; os formadores e formandos das comunidades formativas do Aspirantado São Paulo da Cruz (Barbacena/MG); Aspirantado Jesus Crucificado (Jequié/BA); Postulantado Nossa Senhora da Vitória (Cariacica/ES); Noviciado Cristo Libertador (São Luís de Montes Belos/GO) e o Juniorato São Gabriel de Nossa Senhora das Dores (Belo Horizonte/MG). O encontro foi um momento de interação e diálogo entre as comunidades, sobre como está a comunidade formativa diante deste período de pandemia e isolamento social.

Além disso, foi trabalhado o documento 'Uma chamada a ação' do 47º Capítulo Geral, em vista do Sínodo da Congregação em 2021, no qual foram discutidas as temáticas presentes no documento e realizadas propostas ações para a comemoração do jubileu dos 300 anos da congregação na Provincia EXALT.

Os noviços da Configuração Jesus Crucificado relataram um pouco sobre as suas experiências e formações diante da pandemia do corona vírus: 'A Vida Religiosa não ficou imune, teve que se adaptar à forma provisória que o Covid impôs. As reuniões foram suspensas, os encontros foram cancelados. O noviciado da Configuração Jesus Crucificado que está em São Luís de Montes Belos, Goiás, também sofreu algumas adaptações: os cursos continuam sendo dados só que via Skype ou Meet. As etapas do retiro de Casttelazzo também continuam sendo feitas, só que por meio virtual. Pode-se dizer que não é a mesma coisa que presencial, mas cada um se esforça e faz valer a pena. As missas na matriz só agora, depois de alguns meses, estão começando a ser celebradas com a presença de alguns fiéis.

O encontro virtual tornou-se uma forma de ressignificação, uma forma de mostrar que maior que o desafio atual é a missão e o ideal passionista'. A comunidade do Aspirantado de Jequié relata sobre a experiência do Encontro dizendo 'Para nós, aspirantes da comunidade Jesus Crucificado, poder comentar, dar opiniões, já no primeiro ano formativo, atesta-nos esse sentimento de ser Passionista. Entrar na dinâmica proposta para o encontro de ouvir e ser ouvido, poder questionar e ser questionado, afirma, ainda mais, a seriedade da formação para conosco que, embora tendo irmãos tão experientes na Congregação, se silencia para nos escutar naquilo que demandamos'. O Encontro foi uma experiência nova de convivência e partilha proporcionada pela situação do corona vírus.

Ao fim, todos se sentiram mais próximos e juntos como vida religiosa. As comunidades trocaram experiências, conversaram e sonharam juntos ações para toda a congregação. Que a Virgem Mãe das Dores e Sâo Paulo da Cruz intercedam a Deus por toda a congregação para que continue com seu ardor missionário diante dos desafios das novas redes de evangelização.