Traslado dos restos mortais de Dom José Mauro, CP
10/10/2016

Nos dias 23, 24 e 25 de Setembro de 2016 ocorreu o traslado dos restos mortais de Dom José Mauro, CP para a cidade de Janaúba. Seguida de Celebração Eucarística em memória deste grande servo de Deus. Um momento muito especial para a Congregação da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e toda a comunidade Janaubense.

Janaúba recebeu restos mortais do primeiro bispo
Fonte: Gazeta Norte Mineira

O fim de semana em Janaúba foi marcado por muita emoção para a comunidade católica. Depois 10 de anos de espera enfim os restos mortais do primeiro Bispo da Diocese de Janaúba, Dom José Mauro Pereira Bastos, foram trazidos para a cidade, onde ficarão permanentemente depositados. Um mausoléu foi construído especificamente para receber a urna com os restos mortais do Bispo, que morreu em um acidente de trânsito próximo à cidade de Guaxupé no dia 14 de setembro de 2006. A transferência dos restos mortais de Dom Mauro coincidiu com os 10 anos de sua morte.

Além da cripta onde foi inserida a urna, o mausoléu conta com um espaço educativo com exposição de objetos pessoais e vestimentas do bispo e informações sobre sua vida religiosa. A urna chegou a Janaúba no sábado. Na manhã de domingo houve missa campal na Catedral da Diocese, com a participação de milhares de fiéis. Em seguida a urna foi conduzida em procissão, até o seminário onde foi inaugurada a construção. A comunidade católica poderá conhecer o mausoléu em visitas agendadas.

Dom José Mauro Pereira Bastos foi designado como primeiro bispo de Janaúba na recém criada Diocese da cidade no ano de 2000. Depois foi transferido para Guaxupé em abril de 2006, tendo falecido em acidente rodoviário em setembro do mesmo ano. Ele entrou para a história como o bispo que consolidou a Diocese de Janaúba e pelo trabalho social. Na época do seu falecimento, a cidade de Janaúba parou para se despedir dele. (Colaborador)