Santuário-Memorial Padre Ibiapina

santuário Pe. Ibiapina (Personalizado).jpgHistória

José Antônio Pereira Ibiapina nasceu no dia 5 de agosto de 1806, em Sobral, Ceará, filho de Francisco Miguel Pereira e Teresa Maria de Jesus. Aos 10 anos, mudou-se para a Cidade de Icó, devido a mudança de trabalho do seu Pai.

Na cidade de Jardim, Ceará, estudou latim com o mestre Joaquim Teotônio Sobreira de Melo e terminou o curso de humanidades, sendo então considerado apto para o Seminário de Olinda, em Pernambuco, onde ingressou em 1823, aos 17 anos de idade, com o objetivo de se tornar padre.

Com a morte do seu Pai em 1825, Ibiapina teve que dar uma pausa nos estudos do seminário, e voltou para Sobral para administrar a casa de sua família. Em 1828, matriculou-se novamente no Seminário de Olinda, sendo aprovado para o curso de Ciências Jurídicas e Sociais de Pernambuco, passando a morar no Mosteiro de São Bento, em Olinda. No final de 1832, formou-se em bacharel em Direito.

Estava no exercício do magistério como professor substituto de Direito Natural na faculdade de Olinda, quando foi eleito Deputado Geral, para representar o Ceará na Assembleia Legislativa Nacional, no Rio de Janeiro. Durante 18 anos exerceu grandes cargos na área da advocacia e do direito no Recife e no Rio de Janeiro.

A partir de 1850, no entanto, resolveu abandonar a carreira e passou a morar numa pequena casa no sítio Caxangá, no Recife. Dedicou-se a rezar, meditar, estudar teologia e filosofia, além de fazer caridade. Três anos depois, resolveu seguir o sacerdócio, ordenando-se em julho de 1853, aos 47 anos de idade, como Padre Ibiapina. Em 1866, foi nomeado Visitador Diocesano da Paraíba com a tarefa de visitar e supervisionar as atividades da Igreja católica naquela província.

Foi então que ele, aos 60 anos de idade, deixou sua carreira de professor para começar seu trabalho missionário, percorrendo mais de 600 km pelas províncias do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Sempre de batina, a pé ou a cavalo, pregava, aconselhava e levava o conforto por meio da palavra para o povo sofrido do sertão nordestino.

Organizou missões, construiu capelas, igrejas, açudes, cacimbas, poços, cemitérios, hospitais e chegou a fundar mais de vinte Casas de Caridade para moças órfãs carentes, onde elas recebiam educação religiosa e moral, aprendiam a ler, escrever e trabalhos domésticos, além de terem assistência à saúde.

Uma de suas máximas espirituais era: "Depois do temor a Deus, o meio mais poderoso que tem o pai e a mãe de família para conservar a família em boa moral, na obediência e ordem regular, é o trabalho constante e forte".

Foi grande ponte entre a Igreja e o povo pobre do Nordeste brasileiro, construindo uma obra missionária significativa e respeitada, partilhando água, alimento e abrigo com doentes, mendigos e retirantes, levando sempre uma palavra de conforto para aqueles que precisavam.

O Padre Ibiapina faleceu no dia 19 de fevereiro de 1883, na Casa de Caridade Santa Sé, na Paraíba. No lugar onde ele faleceu, foi elegido uma igrejinha que depois tornou-se santuário que todos os meses no dia 19 há uma grande celebração com a presença de fiéis de vários lugares da região que vão ao Santuário agradecer as bençãos e pedir a intercessão do Servo de Deus Padre Ibiapina para as suas vidas.

No ano de 2019, quando celebrou-se 213 anos de nascimento da Padre Ibiapina, os Passionistas da Província Exaltação da Santa Cruz aceitaram o convite do Bispo diocesano de Guarabira-PB, Dom Aldemiro Sena dos Santos, para assumir os trabalhos apostólicos e direção do Santuário-Memorial do Padre Ibiapina.

Escreveu o Superior Provincial, Pe. Giovanni Cipriani, CP em carta endereçada ao bispo diocesano do dia 06/08/2019: “Estamos indo para as terras paraibanas, abertos ao Espírito e com tanta alegria no coração, e pela intercessão do Pe. Ibiapina, queremos, a exemplo do nosso Fundador, viver, testemunhar e pregar Cristo Crucificado, o rosto misericordioso do Pai, apresentar sua Paixão como “A obra mais estupenda do amor de Deus para conosco” (Paulo da Cruz), e como “O remédio mais eficaz contra todos os males do nosso tempo” (Paulo da Cruz), para que tendo-a “Gravada em nosso coração” (Paulo da Cruz), Ela seja fonte de sabedoria e de salvação para todos”.

No dia 08/12/2019 os passionistas tomaram posse no Santuário do Padre Ibiapina, e assumiu como reitor do Santuário o Padre Aurélio Miranda,CP; com a colaboração do Pe. Edson Terra,CP e o Diac. Leonardo Cruz,CP.

 

Horários

Missas
Terça a sábado- 6h30
Domingo - 16h00
Dia 19 de cada mês - 19h00

 

Entre em contato