
Dos dias 15 a 22 de setembro de 2024, o Santuário São Paulo da Cruz, em Belo Horizonte/MG, celebrou com grande alegria e fervor os 70 anos de presença dos Missionários Passionistas no Barreiro.
No dia 15 de setembro, Solenidade de Nossa Senhora das Dors, houve a bênção dos 04 novos sinos que, agora, compõe o novo Campanário do Santuário. A celebração foi presidida por Dom Nivaldo Ferreira, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte/MG. Dom Nivaldo apontou como o carisma passionista tem criado cada vez mais raízes na fé do povo do Barreiro e como os missionários passionistas são empenhados no serviço de anunciar a Paixão de Jesus como remédio aos males do tempo contemporâneo.
No dia 21 de setembro houve a inauguração do novo campanário pelas mãos do Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte/MG, Dom Walmor de Olivera. Na ocasião, Dom Walmor destacou a gratidão a todo serviço prestado pelos passionistas à Arquidiocese de Belo Horizonte ao longo desses 70 anos. Foi relembrado como o Santuário São Paulo da Cruz tem se destacado como um espaço de acolhida a peregrinos que vêm de várias partes da arquidiocese para participarem das celebrações, dos sacramentos e em busca de palavras de conforto e esperança.
No dia 22 de setembro, houve a celebração solene em Ação de Graças pelos 70 anos de presença passionista no Barreiro presidida pelo querido Dom Tommaso Casanelli, CP, bispo emérito de Irecê. Em sua homilia, Dom Tommaso trouxe mensagens de gratidão, esperança e renovação espiritual, exaltando o legado de sete décadas de serviço pastoral e missionário.
A chegada dos Missionários Passionistas no Barreiro se deu em 12 de dezembro de 1954, quando deram início a uma missão que transformou profundamente a vida e a fé das pessoas da regiãol. Desde então, têm sido referência na propagação da devoção à Paixão de Nosso Senhor, na formação espiritual e no acompanhamento pastoral das famílias, jovens e crianças.
Este marco não é apenas um momento de recordar o passado, mas também de renovar o compromisso missionário para o futuro. Que os 70 anos de presença Passionista no Barreiro sejam inspiração para novas gerações de missionários e leigos, continuando a irradiar o amor e a esperança que brotam da Cruz de Cristo.







