Santuário Jesus Crucificado

santuario_jesuscrucificado.jpgHistória

Em 1947, os Passionistas da Itália chegaram em Salvador - BA, convidados pelo então Cardeal Dom Augusto Álvaro da Silva, que confiou a eles a Paróquia da Boa Viagem. Em seguida, chegaram mais religiosos: Pe Hilário Terrosi em 1949; Pe. Angélico Borghesi, Pe. João-Cassará, Pe. Lorenzo Barone e Pe. Joaquim Pelonzi, em 1950. Os Religiosos foram assumindo um trabalho pastoral que atingiu quase que integralmente a península de Itapagipe. Daqui foram se espalhando pelo interior.

Em Jequie, em 1954, em um terreno comprado de Vicente Grilio, os Passionistas iniciaram a construção do Convento e da Igreja, colocando a primeira pedra no dia 14 de março. Ao longo dos anos os Passionistas realizaram inúmeros trabalhos missionários nas Paróquias e nas Dioceses. O Pe. Hilário Terrosi, CP que aqui viveu por muitos anos, é ainda hoje lembrado como o “Bom samaritano de Jequié”.

O zelo missionário e o trabalho pastoral dos Passionistas italianos suscitaram nos jovens o desejo de juntar-se a eles para viver e pregar a “Paixão de Jesus como a obra mais bonita do amor de Deus para conosco”, como dizia o fundador, São Paulo da Cruz.Com o aumento do número de membros, a missão foi elevada ao status canônico de Vicariato Beato Domingos da Mãe de Deus. Em maio de 2014, o Vicariato Beato Domingos da Mãe de Deus juntou-se ao Vicariato do Espírito Santo - Minas Gerais e ao Vicariato de Goiás formando a Província da Exaltação da Santa Cruz.

Em 2014, ao celebrarem os 60 anos de presença passionista na cidade de Jequié, os Passionistas tiveram a graça de ver a igreja conventual dedicada a Jesus Crucificado ser elevada, pelo bispo diocesano Dom José Ruy Gonçalves Lopes - OFMcap, a Santuário Diocesano de Jesus Crucificado. Ao promover a igreja a santuário, Dom José Ruy, coroou o empenho missionário dos Passionistas e reconheceu a religiosidade popular do povo de Jequié e das cidades vizinhas, que acorre a este lugar sagrado para encontrar, sobretudo no sacramento da Reconciliação, a misericórdia do Pai.

Em 2019 o Santuário, foi reconhecido como Pessoa Jurídica Eclesiástica, tendo seu Estatuto aprovado na Assembleia de criação realizada no dia 01 de julho de 2019, festa do Preciosíssimo Sangue de Jesus Cristo.

 

Horários

Horário da Secretaria:
08h00 às 12h00, 13h00 às 18h00

Missas:
Segunda a Domingo – 6h30
Segunda a Sexta-feira – 18h30
Domingo: 6h30, 10h00, 12h00 e 17h00
Quinta-feira - Hora da Graça – 18h30

Primeira Sexta-feira do mês:
Missa – 12h00 e a tarde de Adoração ao Santíssimo Sacramento

Via Sacra:
Sexta-feira – 18h00

Confissões:
Terça a Sexta-feira - das 15h00 às 17h30

 

Entre em Contato

Rua: Professora Virginia Ribeiro s/n° Jequié-BA
Email: passionistajequie@hotmail.com
(73) 3525-2445

Obs: o Cantinho do Romeiro funciona após todas missas dominicais com várias delicias da culinária local. Venha rezar neste bonito lugar de oração e encontro com Deus, onde cada Santa Missa há a benção dos objetos de devoção e se reza pedindo pela beatificação de Pe. Hilário Terrosi, CP, que morreu com ar de santidade, na ocasião, visite seu tumulo e memorial.