Artigos

Dentre as temáticas mais discutidas e estudadas ao longo de toda história da teologia cristã, a mística certamente tem um lugar de destaque e protagonismo. Inúmeros são os santos e santas místicos que com seu relato e suas experiências levaram a Igreja a debruçar-se sobre tal fenômeno.
Publicado em 07/07/2023
Querido Pe. Mário olhe por toda a Congregação Passionista e por nossa Província da Exaltação da Santa Cruz, a qual você tanto amou e se dedicou. Aguarde-nos para celebrarmos contigo a imensa glória que nos espera, da qual você já desfruta em Deus. Um até breve!
Publicado em 22/11/2021
Se quisermos refletir sobre o significado mais profundo dos “Símbolos” da nossa Congregação, temos que voltar à inspiração que precedeu a legislação. Para Paulo da Cruz, o hábito preto e o emblema vieram à luz, não através de um processo legal, uma discussão durante um Capítulo Geral ou coisa afim. Estes sinais da nossa identidade começaram com uma inspiração numa experiência interior.
Publicado em 12/08/2021
No dia 01 de Julho, a Igreja celebra com amor e devoção a Festa do Preciosíssimo de Nosso Senhor Jesus Cristo. Na Congregação Passionista, esta solene Celebração foi a nos concedida em 1773, e contou com a firme divulgação de São Vicente Maria Strambi. Para melhor adentrar neste mistério singular, vejamos a seguir as motivações bíblicas.
Publicado em 30/06/2021
No alto da Cruz, ferido e maltratado pelos nossos pecados (Is 53,5), Cristo teve seu corpo e alma traspassados e inteiramente chagados por amor a nós, e aqueles que puderam ver e tocar suas benditíssimas Chagas, tiveram as suas chagadas de pecado curadas pelo imenso amor e misericórdia do Pai, revelados em Seu Filho Crucificado e Ressuscitado. Dentre as testemunhas das gloriosas Chagas de amor de Nosso Senhor Jesus Cristo queremos citar duas: o centurião (de nome desconhecido) e o discípulo Tomé
Publicado em 30/06/2021
A todos os que docilmente desejam seguir Jesus, impõe-se como primeira e indispensável condição, o renegar a si mesmo (Mt 16,24). O ser humano se afastou de Deus e se perdeu amando desordenadamente a si mesmo; portanto, para se reaproximar de Deus e alcançar a salvação, se faz necessário renunciar-se a si mesmo.
Publicado em 18/06/2021
Em nossa congregação, meditamos a Virgem Maria sempre associada a Paixão de Jesus, aquela que esteve de pé diante da Cruz, gerando em si uma sensibilidade, não só para os sofrimentos de seu Filho, mas também para os crucificados e os males de todo o mundo. Dela retiramos o exemplo de doar-se pelo mundo anunciado a Cristo Crucificado, obra do Divino Amor por nós.
Publicado em 11/06/2021
Não chegamos a este altar, hoje, apenas com alguns acontecimentos de percurso. Trazemos a totalidade de nossas vidas, com seu curto ou longo itinerário, percorrido com fortaleza e com perseverança: a companhia fraterna, o carisma, a mística e a missão que sustentam as nossas vidas. Por tudo isso, que tece as minhas entranhas, mais do que uma homilia, desejo que o murmúrio de minhas pobres palavras se transforme em prece de louvor a Deus.
Publicado em 09/05/2021
Síntese da Live Os Pilares da Congregação Passionista com Pe.Bruno Maciel,CP que aconteceu pela Página do Instagram @exaltpassio no dia 14/03/2021.
Publicado em 14/04/2021
Síntese da Live São Paulo da Cruz: O Místico da Cruz com Pe. Alex Favarato,CP que aconteceu pela Página do Instagram @exaltpassio no dia 10/03/2021.
Publicado em 10/03/2021
Respostas ou perguntas para a Pandemia que estamos vivendo? Ora, temos uma resposta, dada no sacrifício da cruz: Jesus Crucificado. Na Cruz encontraremos o caminho a tomar como resposta de amor e de dor, de angústia e de esperança. Eis o sentido de todo passionista movido de esperança.
Publicado em 01/03/2021
O nosso coração nutri sinceros sentimentos a Maria, Mãe de Jesus e mulher de Nazaré, por que ela é reconhecida como fiel colaboradora na Obra Salvífica. Por seu testemunho ao chamado de Deus – vocação de ser “servidora da humanidade” sendo mãe do Salvador – ela sempre nos direciona ao Cristo Jesus. Maria de Nazaré se faz tão próxima de Deus que em sua humildade não deseja reconhecimento ou estar nos altares, mas, deseja testemunhar com gestos.
Publicado em 15/02/2021
Durante o XV Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Florianópolis, no ano de 2006, dom Luciano Mendes de Almeida, então arcebispo de Mariana (MG), proferiu uma palestra sobre a eucaristia e a transformação da sociedade. Foi marcante o testemunho que o bispo deu de sua convivência com o Cardeal Van Thuan, apresentando-o como modelo de homem eucarístico, de desapego, de esperança e de amor ao próximo.
Publicado em 02/10/2020
O Santuário é, antes de tudo, lugar da memória da ação poderosa de Deus na história. A tenda do encontro já prefigurado no povo de Deus caminheiro pelo deserto. É o sinal visível que proclama, a todas as gerações, quão grande é o amor de Deus e é testemunha de que Ele nos amou primeiro. Sendo escola de oração, exercita nossa capacidade de confiança no mistério. Cada Santuário nos recorda que a Igreja nasce da iniciativa de Deus e que tal iniciativa deve ser acolhida por nós, como puro dom.
Publicado em 26/09/2020
São Paulo da Cruz, fundador da Congregação dos Padres Passionistas, é também o fundador da Confraria da Sagrada Paixão, sendo ela, resultado de frutos das Missões e retiros por ele pregados.
Publicado em 30/08/2020
A história de amor entre São Paulo da Cruz e o Sagrado Coração de Jesus começa no entendimento que o nosso pai fundador tem sobre o sentido de coração em sua vida. Os momentos onde Paulo melhor viveu a experiência de ter o Sagrado Coração de Jesus próximo ao seu eram na Eucaristia.
Publicado em 26/08/2020
São Paulo da Cruz, nosso fundador, tinha um claro desejo em teu coração de não estar sozinho, mas sim de reunir pessoas para juntos anunciarem a Paixão de Cristo ao mundo, com várias expressões e características particulares.
Publicado em 26/08/2020
No auge de sua missão, vimos partir do meio de nós grandes anunciadores da paz, que defendiam seu povo com voz forte e testemunho autêntico.
Publicado em 14/09/2018
Na vida em clausura, as monjas passionistas testemunham o primado absoluto de Deus, fazendo continua memória da Paixão de Jesus através de um coração orante, desejoso de encontrar e contemplar Deus no coração do mundo.
Publicado em 21/11/2016