Beato Domingos Barberi

beato_domingos_barberi.jpgDomingos Barberi, na vida religiosa «da Mãe de Deus», nasceu a 22 de Junho de 1792 perto de Viterbo, na Itália. Aos 22 anos, devido às frequentes chamadas interiores, compreendeu que Deus o convidava ao apostolado. Deixando então o cultivo dos campos, ingressou na Congregação Passionista, onde revelou extraordinárias qualidades de inteligência e coração.

Ordenado sacerdote, dedicou-se ao ensino, ao ministério da palavra, à direcção das almas e à composição de numerosos escritos sobre filosofia, teologia e pregação. Imbuído do espírito de S. Paulo da Cruz, preocupou-se particularmente pelo regresso da Inglaterra à unidade da Igreja. Fundador dos Passionistas na Bélgica em 1840, chegou a Inglaterra em 1842.

Ali se entregou, com todo o empenho, ao apostolado para o qual Deus o tinha escolhido. Teve a alegria de converter à Igreja católica bastantes anglicanos, entre os quais se destaca o Cardeal João Henrique Newman. Morreu em Reading a 27 de Agosto de 1849. O seu sepulcro venera-se em Sutton, Saint Helens, onde acorrem peregrinações das várias regiões da Inglaterra. Foi beatificado a 27 de Outubro de 1963.